A computação em nuvem (cloud computing) possibilitou o armazenamento, acesso e edição de dados em qualquer lugar da Internet. Várias pessoas podem interagir com os conteúdos que foram disponibilizados a elas.

Para o profissional de contabilidade, é rotina a imensidão de fluxos e armazenamentos de informações de seus clientes. A computação em nuvem acaba sendo uma mão na roda por facilitar o processo de comunicação, organização e integração entre time e clientes. Ela também garante o back up periódico de dados, centraliza as informações e evita trabalho em dobro. Resumindo: a produtividade é maior, a chance de erros é menor e os dados estão seguros.

Também tem o bônus da elasticidade no atendimento e a possiblidade de investimento sob demanda. O contador terá a possibilidade de selecionar o sistema mais adequado para as necessidades do cliente sem precisar baixar ou adquirir um hardware. Este tipo de solução é conhecido como Software como Serviço (Saas – Software as a Service).

Planejamentos Tributários, Conselhos de Rentabilidade, Previsões de Fluxo de Caixa e Abordagem em tempo real de faturas digitalizadas, são exemplos de serviços que são otimizados e simplificados com a presença da computação em nuvem.

Foco em funções mais importantes

A tecnologia otimiza as atividades de compilar, computar e calcular dados, abrindo espaço e tempo para contador desenvolver outras necessidades do cliente e oferecer um serviço mais completo e mais rico. Inclusive, já existem softwares de contabilidade que ajudam a expandir os papéis p profissional.

É possível criar e enviar faturas, capturar recibos, criar declarações de despesas e reunir assinaturas. Tudo feito com poucos toques na tela.