Pós em Engenharia de Segurança do Trabalho
JUSTIFICATIVAS
– A Engenharia de Segurança do Trabalho tem se tornando uma das principais preocupações da sociedade moderna, ao lado da gestão e do controle ambiental.
– A prevenção de acidentes de todo tipo é parâmetro importante em qualquer projeto ou empreendimento, envolvendo a redução dos altos custos humanos e materiais, e consequente melhoria das condições sociais.
– As empresas devem ter em seus quadros, profissionais de engenharia, arquitetura ou agronomia, especializados em engenharia de segurança e higiene do trabalho.
– A presença dos profissionais de segurança do trabalho nas empresas é regulamentado por lei.
– O comércio internacional exige, cada vez mais, que os produtos e serviços sejam certificados em vários aspectos, entre os quais se distingue a agregação de medidas voltadas para a segurança do trabalhador.
OBJETIVOS
Objetivos Gerais
O curso tem como objetivo a formação de profissionais de alta performance, aliando base teórica com atividades técnicas reais no dia a dia do profissional de segurança. Utilizando-se de técnicas modernas de avaliação de risco, conduzidas por professores com profunda experiência no campo.
Objetiva ainda tornar tais profissionais especializados para atuarem nas áreas de segurança e higiene do trabalho, num contexto prevencionista e de proteção do trabalhador em todas as instâncias de sua atividade ocupacional e nas diversas etapas dos setores de produção e de bens e serviços.
Objetivos Específicos
– Especializar e habilitar profissionais para atuarem no campo de prevenção de acidentes do trabalho em uma perspectiva prevencionista e de proteção do trabalhador em todas as instâncias de sua atividade ocupacional, nos diversos setores de produção de bens e na prestação de serviços;
– Capacitar profissionais para avaliação dos riscos ambientais usando metodologia aceita no meio científico de forma a propor medidas de controle que possibilite a redução das doenças profissionais e do trabalho;
– Desenvolver conhecimentos teóricos, metodológicos, técnicos e operacionais para a formação de profissionais capazes de: raciocínio lógico e estratégico, senso crítico, avaliação e intercâmbio de experiências profissionais, solução de casos e problemas, de modo a poderem contribuir efetivamente nos serviços de saúde e segurança do trabalho de suas empresas.
PÚBLICO-ALVO
Destinado a engenheiros e arquitetos.
DURAÇÃO:
12 meses (1 ano + TCC)
AULAS ON-LINE “AO VIVO”
Encontros semanais às terças e quintas das 19h às 22h, com 10 módulos de 48 horas (480 horas) + 120 horas de TCC, totalizando 600 horas.
MÓDULOS:
– Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho;
– Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações;
– Higiene do Trabalho e Ergonomia;
– Proteção do Meio Ambiente;
– Proteção Contra Incêndios e Explosões;
– Gerência de Riscos;
– Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento;
– Administração Aplicada à Engenharia de Segurança;
– Ambiente e as Doenças do Trabalho;
– Legislação e Normas Técnicas;
– Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
CERTIFICAÇÃO
Ao final do curso o aluno receberá um certificado de “Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho”, sendo que para graduados em Engenharia, este certificado confere ao profissional uma nova atribuição, passando a ser intitulado Engenheiro de Segurança do Trabalho
COORDENAÇÃO
Coordenação do Curso: Prof. Danilo Machado
Doutorado em Administração. MBA em Logística e Supply Chain. Pós-graduação em Educação e Formação de Docentes para o ensino superior. Graduação em Administração. Professor atuante nos cursos da área Gerenciais e Engenharia. Experiência Acadêmica em Docência e na Coordenação. Experiência profissional em Multinacionais na área de Administração, com ênfase em operações Logísticas, planejamento, gestão administrativa operacional, expertise em melhorias e redução de custos, rotinas de suprimentos, compras, sistema integrado, sistema de automação, gestão operacional, gestão de transportes e liderança de equipes.
Diretora Pedagógica: Profa. Ana Adalgisa Simão
Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Itajubá e Mestre em Gestão Social, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Lavras. Atuou como representante do Conselho regional de Administração de Minas Gerais por 6 anos. Foi professora de Centro Técnico e Tecnológico Federal de Minas Gerais. Trabalhou na coordenação de curso de Administração por mais de 14 anos e como Diretora Acadêmica em Instituição de Ensino Superior por 12 anos. Pesquisadora Institucional por 15 anos e revisora de Revistas Científicas.