fbpx
11 2183 8550 comercial@torricelli.edu.br Rua do Rosário, 441 - Guarulhos/SP

Pós em Engenharia de Segurança do Trabalho

JUSTIFICATIVAS

– A Engenharia de Segurança do Trabalho tem se tornando uma das principais preocupações da sociedade moderna, ao lado da gestão e do controle ambiental.

– A prevenção de acidentes de todo tipo é parâmetro importante em qualquer projeto ou empreendimento, envolvendo a redução dos altos custos humanos e materiais, e consequente melhoria das condições sociais.

– As empresas devem ter em seus quadros, profissionais de engenharia, arquitetura ou agronomia, especializados em engenharia de segurança e higiene do trabalho.

– A presença dos profissionais de segurança do trabalho nas empresas é regulamentado por lei.

– O comércio internacional exige, cada vez mais, que os produtos e serviços sejam certificados em vários aspectos, entre os quais se distingue a agregação de medidas voltadas para a segurança do trabalhador.

 

OBJETIVOS

Objetivos Gerais

O curso tem como objetivo a formação de profissionais de alta performance, aliando base teórica com atividades técnicas reais no dia a dia do profissional de segurança. Utilizando-se de técnicas modernas de avaliação de risco, conduzidas por professores com profunda experiência no campo.

Objetiva ainda tornar tais profissionais especializados para atuarem nas áreas de segurança e higiene do trabalho, num contexto prevencionista e de proteção do trabalhador em todas as instâncias de sua atividade ocupacional e nas diversas etapas dos setores de produção e de bens e serviços.

Objetivos Específicos

– Especializar e habilitar profissionais para atuarem no campo de prevenção de acidentes do trabalho em uma perspectiva prevencionista e de proteção do trabalhador em todas as instâncias de sua atividade ocupacional, nos diversos setores de produção de bens e na prestação de serviços;

– Capacitar profissionais para avaliação dos riscos ambientais usando metodologia aceita no meio científico de forma a propor medidas de controle que possibilite a redução das doenças profissionais e do trabalho;

– Desenvolver conhecimentos teóricos, metodológicos, técnicos e operacionais para a formação de profissionais capazes de: raciocínio lógico e estratégico, senso crítico, avaliação e intercâmbio de experiências profissionais, solução de casos e problemas, de modo a poderem contribuir efetivamente nos serviços de saúde e segurança do trabalho de suas empresas.

 

PÚBLICO-ALVO

Destinado a engenheiros e arquitetos.

 

DURAÇÃO:

12 meses (1 ano + TCC)

 

AULAS ON-LINE “AO VIVO”

Encontros semanais às terças e quintas das 19h às 22h, com 10 módulos de 48 horas (480 horas) + 120 horas de TCC, totalizando 600 horas.

MÓDULOS:

– Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho;

– Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações;

– Higiene do Trabalho e Ergonomia;

– Proteção do Meio Ambiente;

– Proteção Contra Incêndios e Explosões;

– Gerência de Riscos;

– Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento;

– Administração Aplicada à Engenharia de Segurança;

– Ambiente e as Doenças do Trabalho;

– Legislação e Normas Técnicas;

– Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

 

CERTIFICAÇÃO

Ao final do curso o aluno receberá um certificado de “Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho”, sendo que para graduados em Engenharia, este certificado confere ao profissional uma nova atribuição, passando a ser intitulado Engenheiro de Segurança do Trabalho

 

COORDENAÇÃO

Coordenação do Curso: Prof. Danilo Machado

Doutorado em Administração. MBA em Logística e Supply Chain. Pós-graduação em Educação e Formação de Docentes para o ensino superior. Graduação em Administração. Professor atuante nos cursos da área Gerenciais e Engenharia. Experiência Acadêmica em Docência e na Coordenação. Experiência profissional em Multinacionais na área de Administração, com ênfase em operações Logísticas, planejamento, gestão administrativa operacional, expertise em melhorias e redução de custos, rotinas de suprimentos, compras, sistema integrado, sistema de automação, gestão operacional, gestão de transportes e liderança de equipes.

 

Diretora Pedagógica: Profa. Ana Adalgisa Simão

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Itajubá e Mestre em Gestão Social, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Lavras. Atuou como representante do Conselho regional de Administração de Minas Gerais por 6 anos. Foi professora de Centro Técnico e Tecnológico Federal de Minas Gerais. Trabalhou na coordenação de curso de Administração por mais de 14 anos e como Diretora Acadêmica em Instituição de Ensino Superior por 12 anos. Pesquisadora Institucional por 15 anos e revisora de Revistas Científicas.

Categories
WordPress Theme built by Shufflehound. Direitos Reservados © Torricelli