Prof.ª Ms. Sônia Regina da Silva Mendes 

 

                    Aulas on-line vs presenciais

 

Em razão da pandemia do coronavírus, o Ministério da Educação – MEC em consonância com o Ministério da Saúde, autoriza aulas no formato EAD e on-line.

 

Com a suspensão temporária das atividades presenciais, a Faculdade Torricelli exerce estimável colaboração para reduzir o risco de contágio e disseminação do Covid-19 entre docentes, alunos e o restante da população.

Normalmente a Faculdade Torricelli fomenta o ensino na modalidade presencial e on-line por intermédio da plataforma Google Education com o sistema de pré-aula, aula e pós-aula, os quais possibilitam interação e inovação no ensino-aprendizado por intermédio de metodologias ativas.

Seguindo a determinação do MEC, a Faculdade Torricelli adotou a continuidade das aulas por intermédio o sistema Google Education na modalidade on-line, que contribuem para a capacitação e atualização tecnológica dos docentes, discentes e corpo técnico-administrativo, propiciando a evolução do ensino-aprendizado.

Trata-se de uma ótima oportunidade para adquirirmos a experiência de conciliar o ensino presencial, ministrado no início do semestre com o ensino on-line, sobretudo porque que nos permite promover conhecimento e reflexão acerca de novos métodos (ou estratégias didáticas) que coopera com o engajamento e aprendizado dos estudantes.

Em meio aos desafios da educação (TOMELIN, C., 2020), destacam-se cinco recomendações aos docentes a aos alunos nas aulas On-line: 

Docentes – Aprenda com os outros professores; Compartilhe;Tenha vontade de aprender; Saiba lidar com imprevistos e Tente fazer diferente.

Alunos – Organização; Tenha paciência; Não fique sozinho; Peça ajuda e Aproveite a oportunidade da crise.

São enormes as dificuldades que o planeta Terra e o Brasil estão enfrentando, com certeza evoluiremos a nossa conscientização e solidariedade perante a conservação da vida de modo geral.

Referência: 

TOMELIN, C. Desafios da educação. Disponível em: 

<https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/cobertura-coronavirus-educacao/>.