Autor:  Cosimo R. Bertelli

MsC   –   Coordenador dos Cursos de Engenharias

Nos tempos atuais, a análise competitiva é essencial para a decisão de desenvolver novos produtos.

Nesta análise, deverão ser considerados os concorrentes, entrantes, compradores e fornecedores da indústria em questão (PORTER, 1998).

Para isto, é mandatário que a análise funcional do projeto seja feita nos estágios iniciais, uma vez que, as necessidades dos clientes são influenciadas pelo que está disponível no mercado.

Neste cenário, a avaliação da competitividade das características dos produtos existentes com o novo produto a ser desenvolvido é essencial, porque o consumidor efetua esta avaliação quando definem que produtos comprar.

A importância das percepções dos clientes deve ser considerada pelos engenheiros na hora da tomada de decisões, durante a concepção do produto.

Fica claro que a equipe de projeto deve identificar as características prioritárias para os clientes e descobrir o valor percebido por eles. Para isso, o desenvolvimento de QFD (Quality Function Deployment) é essencial.

O gráfico a seguir ilustra o tempo de planejamento do projeto desde o início de um projeto vs. a execução. O gráfico compara o desenvolvimento destes parâmetros no Japão e nos EUA. Parâmetros. Em adição, verifique a influência do custo no gráfico da Figura 2.

No modelo a seguir, verifica-se que a perfeição do “planejar” nas fases iniciais do projeto agrega um custo maior durante a fase inicial do projeto, porém, nas fases posteriores, os custos são menores devido ao menor número de problemas a serem resolvidos.

Isso é desenvolver um projeto voltado para a “Qualidade” focando no cliente.

Como pensar e agir com este foco, considerando todas as atividades e processos a serem desenvolvidos durante um novo projeto?

 

  Na Faculdade Torricelli, você aprenderá a pensar desse modo.

   Venha estudar conosco !!!

   Para nós, ENSINAR É UM PRAZER.