Motivada pela paixão em ensinar, pelo avanço tecnológico presente no mundo corporativo e por um novo cenário do mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a Faculdade Torricelli, retornando suas atividades acadêmicas no ensino superior, se preocupou com a necessidade de  desenvolver as matrizes curriculares de seus cursos de forma que as mesmas focassem na formação de um novo perfil profissional mais experiente, seguro e melhor preparado para atender a uma nova era de capacitação profissional. Importante enfatizar que, esta linha de ensino inovadora, está alinhada com a nova Diretriz Curricular Nacional (DCN), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o qual é um órgão vinculado ao MEC (Ministério da Educação e Cultura).

A indústria 4.0, presente no mundo globalizado e no Brasil, é realidade nas indústrias, como por exemplo, nas automobilísticas e autopeças, onde em suas áreas fabris os robôs, a automatização e IoT (internet of things), são tecnologias essenciais para o sucesso da operação.

Empreendendo na área de ensinar, a Faculdade Torricelli se atentou sobre o gap existente na atual grade curricular de ensino com a real necessidade das empresas em contratar um profissional que atendesse às demandas do mercado de trabalho, através do conhecimento científico, desenvolvido desde o início da sua formação profissional. Por este motivo, a Faculdade atribuiu em sua grade curricular, a disciplina de Projetos, que segue 4 linhas de pesquisas que estão associadas a 4 eixos principais de tecnologia, conforme ilustrado na figura 1 abaixo, mas que não se limitam a estas:

– Inteligência Artificial,

– Robótica,

– Games,

– Energia Renovável.

Figura 1: Linhas de Pesquisas – 4 Eixos da Tecnologia. Fonte: Cosimo R. Bertelli.

Ao implantar estas 4 linhas de pesquisas, a Faculdade desenvolve um modelo acadêmico diferencial de ensino, fazendo com que seja desenvolvido pelos alunos, desde o 1º semestre dos cursos de Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Produção, Administração e Ciências Contábeis, o Projeto de Energia Solar com o objetivo de gerar energia elétrica para iluminar uma área dentro da própria Faculdade. A ideia é fazer com que os alunos atuem como profissionais, familiarizando-os com o modelo de trabalho de uma empresa, onde há interações entre as áreas multifuncionais,  troca de informações, contato com fornecedores, elaboração de timing, desenvolvimento do breakdown de atividades, gerenciamento do projeto, educação financeira objetivando o investimento no momento correto, homologação do sistema pela concessionária de energia, além de outras etapas que ocorrem durante o desenvolvimento de projetos dentro de uma empresa.

O sucesso desta iniciativa está diretamente relacionado com a seleção de professores experientes e preparados, os quais além de estimularem o ensino da teoria, relacionam o aprendizado com a aplicação prática do projeto. Estudos relacionados ao cálculo de consumo de energia, investimento e retorno financeiro, sistemas on-grid e off-grid, projeto à prova de erros, ciclo de vida do produto entre outros, são desenvolvidos pelos alunos.

Além disso, a Faculdade, também incentiva e motiva a elaboração de artigos científicos. Esta abordagem, fomenta os alunos a se desenvolverem na área de desenvolvimento e de pesquisa, incentivando assim o engajamento dos mesmos como futuros profissionais ligados à academia.

A Faculdade Torricelli tem certeza que está contribuindo para o desenvolvimento das competências, preparando seus alunos para atuarem como profissionais qualificados, diferenciados e experientes em qualquer lugar do planeta.

Venha estudar conosco !!!

Para nós, ENSINAR É UM PRAZER.

 

Autor: Cosimo R. Bertelli – Coordenador dos cursos de engenharias.