fbpx
TELEFONE
11 2183 8550

O que é FIES?

O FIES, sigla designada ao Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa do Governo Federal, de propriedade do Ministério da Educação (MEC), que garante que estudantes dentro das normas do programa sejam contemplados com financiamento da mensalidade de instituições privadas de ensino superior.

São abertas inscrições no início de casa semestre letivo, que o estudante deve realizar pelo site oficial do programa. As condições financeiras do candidato entrarão em análise e, caso o mesmo consiga ser aprovado para receber o benefício, poderá dar prosseguimento ao financiamento do valor de seu curso superior.

Os juros do financiamento que o FIES oferece possuem taxas inferiores à de financiamentos comuns. O programa possui, atualmente, três modalidades, com uma delas sendo sem a adição de juros. Com o contrato firmado, o Governo Federal será responsável por sanar as mensalidades do curso (ou a parcela que ficou acordada no documento) enquanto o aluno se foca apenas nos estudos e em se graduar. Concluído o Ensino Superior, o estudante, agora formado, já em melhores condições de entrar no mercado de trabalho e obter renda, deverá devolver ao governo o valor que foi custeado, em parcelas mensais. O prazo máximo para que a dívida seja quitada com o governo é de 14 anos.

É preciso estar matriculado em uma instituição privada de Ensino Superior que participe do programa e possua avaliação positiva pelo MEC, como o Centro Universitário FMU. Além disso, como o FIES é um benefício financeiro, o estudante necessita comprovar sua renda familiar, para que o financiamento seja concedido a aqueles que realmente precisam do auxílio e não conseguiriam bancar os estudos por conta própria.

A renda familiar máxima estipulada para estar adequado a receber os benefícios do FIES é de três salários mínimos por membro (FIES) e cinco salários mínimos por membro (P-FIES).

O financiamento é destinado exclusivamente a cursos presenciais de instituições privadas de Ensino Superior que possuam conceito igual ou maior a três no Sinaes, sigla dada ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.