Hélio Senna – Coordenador de Administração e Ciências Contábeis

Um dos grandes desafios do futuro profissional de administração é como ser vencedor dentro de um mercado de extrema competição, com um número enorme de formandos todos os anos e, além disto, sabendo que muitas das atribuições tradicionais serão substituídas em função das novas tecnologias. São, de fato, muitos desafios!!!

Estes desafios passam pela esfera industrial, por exemplo. Há estudos que apontam uma tremenda otimização no parque industrial com a implementação da indústria 4.0, conceito que traz além de economia, eficiência, e redução nos custos.

Por outro lado, este confronto pode trazer novas oportunidades para a indústria brasileira que já enfrenta muitas adversidades em função do atual cenário econômico. Esta nova revolução industrial pode ser uma grande chance. A 4.0 se apóia basicamente na fusão do mundo físico com o mundo digital. Isto significa dizer que as revoluções anteriores, que trouxeram a produção em massa, a linha de montagem e a tecnologia da informação cedem terreno para esta nova concepção. Não é apenas tecnologia ou automação. Isto já existe. É elevar tudo isto a um grau extremo. Também é constatar que até o homem com sua capacidade intelectual pode ser substituído dentro deste novo modelo. E aí, o administrador precisa desenvolver competências para não ficar à margem deste processo de transformação, cujos pilares são a internet das coisas, o Big Data, a computação em nuvem e a inteligência artificial.

Os futuros profissionais precisam ingressar nessa vertente que congrega tecnologias as mais diversas em um grau nunca antes imaginado. Além disto, neste contexto será valorizado o profissional com capacidade de gestão de pessoas e que saiba trabalhar em equipe, ou seja, será exigida uma nova cultura de liderança que valoriza a motivação, a criatividade, e a formação de um indivíduo capaz de trabalhar de forma colaborativa. Serão profissionais com formação multidisciplinar e inovadores. Precisarão possuir flexibilidade, ou seja, pessoas que possam se adaptar à mudanças constantes e à uma nova cultura empresarial. E não esqueçam: o domínio de idiomas será fundamental.

Inovação, criatividade, mundo digital, liderança, trabalho em equipe…….tantas coisas.

O que fazer?

A orientação é: prepare-se já!!! A Faculdade Torricelli dá a você a oportunidade de se inserir nesta nova realidade oferecendo projetos práticos deste o primeiro semestre em linha com estas novas tendências. O que nós vislumbramos é uma nova lógica de relacionamento instituição-aluno para atender este futuro que já está às portas. Não precisamos mais de uma formação focada nas formas de produção do passado. Isto é história. O futuro está na compreensão da Indústria 4.0. As novas tecnologias estão abolindo o tradicional modo de fazer e automatizando as operações e controles. E a compreensão desta nova realidade e a imersão total neste mundo é o que temos a oferecer.

Vamos ajudar você!!

Abraços