Projeto no Egito une Engenharia e Arqueologia
Em Março de 2019, foi iniciado um programa de engenharia para impedir que o nível das águas subterrâneas aumente e inunde as catacumbas de Kom el-Shuqafa, que tem 2000 anos de idade e são as mais importantes de Alexandria, no Egito.
Tudo começou lá atrás, em 1985, quando as autoridades egípcias lançaram um programa de drenagem das águas subterrâneas através de um sistema permanente de bombeamento. Mas somente em 2015, a USAID (Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional) topou financiar o programa. “Em seguida, pedimos o lançamento de um novo projeto em Kom el-Shuqafa para acabar com o problema das águas subterrâneas que ameaçam a zona há mais de 100 anos”, afirmou o ministro da área de arqueologia egípcia, Khaled el-Anani. O primeiro passo do projeto foi dado em 2017, com a instalação de 6 bombas de drenagem no local.
“Este é um programa único que combina arqueologia e engenharia”, disse Thomas Nichols, engenheiro consultor envolvido no projeto.
O crescimento do nível da água é consequência de um sistema de irrigação ambicioso, urbanização, vazamentos de esgoto e aumento do nível do mar devido às alterações climáticas ou barragens artificiais.
Fonte: EM