E

O curso de engenharia é um dos mais tradicionais e um dos mais procurados pelos estudantes. Isso não é à toa, pois a engenharia está presente em diversas áreas das nossas vidas que vão muito além da construção.

A qualidade dos produtos que consumimos, a tecnologia e até mesmo os alimentos dependem da engenharia. Assim, devido a sua importância para as cidades, o meio ambiente e o nosso conforto, todos os anos inúmeros estudantes são atraídos pelo curso de engenharia.

Está pensando em se tornar engenheiro? Então, continue lendo para saber mais sobre o curso, as diferentes áreas de atuação e a média salarial desses profissionais.

Como é o curso de engenharia?

Os estudantes que optam pelo curso de engenharia costumam ser aqueles que, desde crianças, sempre tiveram preferência pelas matérias de exatas na escola. Ter gosto por essas disciplinas é um requisito, já que no curso de engenharia os alunos precisam estudar cálculo, geometria analítica, álgebra, estatística, métodos numéricos, física, entre outras matérias de exatas.

Esses conhecimentos são fundamentais para que os futuros engenheiros sejam capazes de exercer a profissão, seja qual for a área de atuação escolhida. No geral, o principal papel dos engenheiros é transformar projetos, gráficos e números em produtos e processos úteis para a população, por meio de pesquisas e desenvolvimento de conhecimentos específicos.

Qual curso de engenharia escolher?

A engenharia é composta por inúmeras áreas de atuação. Para você ter uma ideia, no Brasil, os estudantes encontram 34 tipos de curso de engenharia reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). É por isso que, geralmente, os estudantes têm uma certa dificuldade na hora de decidir qual é o curso ideal.

O mais importante na hora de escolher o curso de engenharia que mais tem a ver com você é avaliar quais são os seus maiores interesses e com que tipos de projeto você se imagina trabalhando no futuro. Para te ajudar nessa tarefa, você pode conferir abaixo alguns dos cursos de engenharia mais conhecidos no país.

produção.

A Engenharia tem uma forte relação com as Ciências Exatas. No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, nem toda Engenharia está relacionada apenas com matemática e objetos concretos. Hoje em dia temos a Engenharia Genética, por exemplo, que está relacionada à Biologia.

Quanto ganha, em média, um engenheiro?

Os profissionais formados no curso de engenharia podem ter carreiras bastante promissoras e alcançar bons salários. A remuneração média de um engenheiro em começo de carreira varia, geralmente, entre R$ 6 mil e R$ 8 mil. Entretanto, os valores mudam conforme a região, tempo de experiência na área e perfil do mercado.

Como na maioria das áreas, as chances de conseguir vagas de emprego que ofereçam boa remuneração aumentam quanto maior é o nível de especialização do engenheiro. Além disso, ainda que a engenharia seja parte das ciências exatas, outras habilidades comportamentais são valorizadas pelos recrutadores, como ser comunicativo e ter um bom relacionamento com os colegas.