Todo início de semestre a gente promete que vai estudar direitinho, né? Mas ai o tempo passa, a matéria acumula e quando chega a prova…Vish! Bate aquele desespero!

Calma! Nós vamos te passar algumas dicas bem legais para você se organizar  direitinho sem estresse e sem precisar se matar de estudar antes do dia D!

O primeiro passo é descobrir o seu horário de maior rendimento

Não adianta tentar estudar em horários que você claramente não está disposto. Tem gente que tem mais foco de manhã cedo, já outras pessoas são da noite e até mesmo da madruga. Em que horário do dia você tem mais foco e se sente mais motivado a resolver as suas tarefas?  Em que momentos do dia os seus estudo rendem mais?

Depois de responder a essas perguntas, a próxima etapa é montar um cronograma.

Esta é a melhor dica para não chegar na véspera da prova carregado(a) de dúvidas, muito menos com matéria acumulada. Professor deu aula? Estude a matéria logo em seguida. Assim, você consegue filtrar o que entendeu e o que não entendeu e tirar as suas dúvidas na próxima aula.

Para não se perder no meio de tantas disciplinas, faça um cronograma com os dias em que você vai estudar cada uma delas. Anotar tudo direitinho nos deixa mais organizados e mais motivados!

Agora, dê uma pausa. Inspira…Expira….

Não tem jeito, uma hora a cabeça cansa de tanto absorver informação. Depois de tanto tempo estudando, o seu cérebro vai pedir arrego e o seu rendimento vai despencar. Por isso é essencial ter pausas para descansar.

Mas também não é pra abusar, hein? Por exemplo, estude uma meia hora e dê um intervalo de 10 minutinhos. Enquanto isso veja uns memes, tome um lanche gostoso, assista uns vídeos engraçados…E depois volte com tudo. Ah, e essa questão de tempo de estudo vs. intervalo é muito pessoal. Cada cabeça funciona de uma forma! Descubra o seu jeitinho.

Acabou a sua pausa? Então vamos seguir com a próxima dica: técnicas de memorização.

Por mais que você estude todos dias, ainda assim a matéria é muita e fica difícil lembra de tudo. É aí que entram as técnicas de memorização. Monte fluxogramas, crie mapas mentais e escreva os famigerados resumos!

Aliás, esse momento é seu! Você pode criar suas próprias formas de memorização ou se inspirar em algum coleguinha.

Outra forma facilitar a fixação da matéria é explicá-la com as suas próprias palavras. Pode ser por escrito ou em voz alta. Mais uma vez, vai de você!

Esta técnica te ajuda a encontrar dúvidas e a compreender melhor o que está sendo estudado. Decoreba não cola, meu! O segredo é entender.

E por último, mas não menos importante: resolva questões sobre a matéria

Chegou o momento de você por em prova tudo o que estudou. Não adianta deixar para resolver questões só no momento da prova. Vai que surgem dúvidas? Fazer os exercícios te ajuda a reforçar a matéria e a descobrir novas dúvidas. Pratique!

Bons estudos e boa prova! E lembre-se: cada um tem um jeito de estudar. Estas são apenas dicas que podem te ajudar a se preparar melhor para os desafios da faculdade.